OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Espírito x Corpo, segundo Jessé Souza

É preciso entender a origem dos preconceitos para compreendermos a nossa realidade atual. Jessé Souza, o maior intelectual da atualidade e autor do excelente e revelador livro A Elite do Atraso, que recomendo todos a ler, desconstruiu um mito lançado pelos intelectuais Giberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda e Raymundo Faoro que é a raiz de muitos preconceitos que existem em nosso cotidiano: a dualidade espírito x corpo.

A palavra "espírito" não aprece no mesmo sentido que aparece na doutrina kardeciana, embora a ideia de abstração e de superioridade esteja mantida. De certa forma, não na doutrina de Kardec, mas na versão deturpada praticada no Brasil, esta dualidade aparece, pois a vida espiritual sempre é tida como superior a vida material, esta tida como um "castigo", embora cientificamente seja uma fase tão importante para a vida do espírito quanto o estágio sem o corpo.

Para a tradição intelectual desmontada sabiamente por Jessé, existe coisas relacionadas com "espírito", tidas como superiores, respeitáveis, nobres e coisas relacionadas com o corpo, grosseiras e condenáveis. Quase tudo que observamos ao nosso redor é relacionado com essa dualidade, conduzindo nosso julgamento e criando um maniqueísmo que não raramente causa graves injustiças.

Para citar exemplos: EUA e Europa (espírito), América Latina e África (corpo); homem (espírito), mulher (corpo); branco (espírito), negro e indígena (corpo); rico (espírito), pobre (corpo) e assim por diante. Nestes e em outros exemplos é bem claro o maniqueísmo que origina os nossos preconceitos, infelizmente arraigados em nossa sociedade, sobretudo a brasileira.

No "Espiritismo" brasileiro, como falei, a tese aparece embutida na ideia de que a vida material é ruim, sendo a vida espiritual a única boa. Apesar de que no mito lançado pelos intelectuais de que a racionalidade fria é o "espírito" e a emotividade é o "corpo", no "Espiritismo" brasileiro estas noções aparecem invertidas, sendo a racionalidade coisa de materialista.

Sabe-se que a deturpada doutrina brasileira, que na prática nada tem a ver com Allan Kardec, se rede a estes preconceitos, senso uma seita elitista que separa com base em critérios subjetivos quem deve se dar bem ou não, nem sempre apoiado em fatos. 

Ler a obra de Jessé Souza nos ajuda muito a entender como funciona a realidade em nossa sociedade, sendo um indispensável complemento para entender a Doutrina Espírita original, aquela codificada por Allan Kardec e vandalizada por Bezerra, Chico e Divaldo, a santíssima trindade da deturpação "espírita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.