OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

"Espiritismo" brasileiro não é vítima de intolerância

O golpe de 2016 (apoiado pelos "espíritas", bom lembrar) tirou do armário uma multidão de psicopatas de mentalidade conservadora a impor seus pontos de vista pessoais e lutar contra ameaças irreais que nada fazem além de desmentir o ponto de vista pessoal destes doentes paranoicos. 

Esta gente doida e autoritária sonha em ver toda a sociedade pensando e agindo como ela e para isso, resolveram impor suas convicções pessoais a toda a sociedade, lançando mão de todos os preconceitos e agressividade para impedir ideias e atos que vão contra tais convicções.

Uma dessas atitudes é difamar e destruir culturas religiosas relacionadas com classes sociais que esses paranoicos consideram inferiores: Religiões afro-brasileiras e islâmicas. Todo o empenho em desmoralizar estes dois grupos religiosos tem sido feito para impor o que esses paranoicos acreditam ser o Cristianismo, apesar de todo o sadismo demonstrado nestas atitudes.

Mas o caso das religiões afro-brasileiras, alguém tem se dado relativamente bem nessa estória de preconceito: o "Espiritismo" brasileiro. Em decadência e perdendo fiéis a cada dia por causa de suas contradições doutrinárias, lideranças encontraram na confusão com as religiões afro-brasileiras uma forma de usar o vitimismo para aumentar a visibilidade e impedir a decadência.

Sabe-se que em tempos passados, as religiões afro-brasileiras tiveram que se auto-rotular de "espíritas" para fugir de punições, pois por questões de racismo e supostas apologias a "demônios" e coisas similares. O "Espiritismo" brasileiro que se auto-rotula de "kardecista" sem seguir de fato Allan Kardec, sofreu muito com esta confusão, tendo que se rotular de "mesa branca" para sobreviver.

Hoje, em tempos de neo-conservadorismo, o "Espiritismo" paga pelo seu apoio ao golpe de 2016, que fez levantar uma horda de zumbis fascistas e a confusão entre eles e as religiões afro-brasileiras retorna. Mas do contrário de antes, os "espíritas" resolveram tirar bom proveito da situação.

Encontraram uma oportunidade perfeita para usar os episódios como justificativa de sua decadência ("os casos de intolerância tem afastado fiéis de centros") e como meio de tentar se recuperara através do vitimismo, utilizando os casos como propaganda pró-"Espiritismo".

Mas é preciso esclarecer que os "espíritas" brasileiros não possuem qualquer motivo para sofrerem por atos de intolerância. Diferente dos afro-brasileiros, negros e de origem humilde, os "kardecistas" de Chico Xavier são em maioria brancos, de classe média alta a rica, diplomados em faculdades (mas não mais inteligentes por causa disso) e transformaram a doutrina num Catolicismo a paisana que acredita em reencarnação. Isso afasta qualquer hipótese de intolerância.

Os casos de vandalismo contra "espíritas" são casos isolados cujos motivo devem ser melhor analisados com objetividade. Em sua maioria são disputas pessoais de comandos de centros ou ataques pessoais vindos de paranoicos neo-pentecostais.

Paremos de confundir as coisas e lutemos contra a intolerância religiosa sem fazer destes casos uma tentativa desesperada de recuperar uma doutrina deturpada cheia de contradições que decai por culpa de suas próprias lideranças, muito mais interessadas em transformar o "kardecismo" em uma igreja moralista do que respeitar o postulado original de ser uma ciência a estudar a não-matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.