OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

IMPORTANTE: Este blogue não tem a pretensão de ser um site científico e nem de ser uma fonte para estudos. Apenas lançamos as questões e estimulamos o debate e a análise, servindo apenas para ponto de partida para estudos mais detalhados. Para quem quiser se aprofundar mais, recomendamos a literatura detalhada das obras de Allan Kardec - principalmente "O que é o Espiritismo" e visitar fóruns especializados, que não façam parte da Federação "Espírita" Brasileira.

Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e correspondem ao ponto de vista pessoal de seus responsáveis, sejam ou não resultado de estudos.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Sobre Workshops caríssimos em Hoteis de Luxo

Uma prática comum na versão deturpada do "Espiritismo" brasileiro são as caríssimas palestras e workshops feitos supostamente para "divulgar estudos" sobre pontos "doutrinários". Prestando muita atenção, estes workshops mostram temas banais, geralmente relacionados não com o verdadeiro Espiritismo, mas com o moralismo cristão que contaminou a deturpada doutrina brasileira.

São palestras que em geral falam sobre família e amor, mas no sentido piegas. Coisas que poderiam ser resolvidas numa conversa cotidiana sem o gasto de um único centavo. Mas como estes temas trazem o prestígio de lideranças "espíritas", o preço elevado se torna atraente.

Fica a impressão que os temas propostos, por mais banais que sejam, ganhariam brilhantismo por sair das bocas de oradores como Divaldo Franco, que extraindo suco de pedra, dá falsa racionalidade a temas piegas que não precisariam ser discutidos, servindo mais de cortina de fumaça para temas realmente sérios nunca discutidos em palestras em centros.

Argumentam os defensores destes caros ciclos de palestras que elas são direcionadas aos mais ricos que "mais necessitam ouvir palavras que estimulem a bondade cristã". Sobre isso, há de se observar alguns detalhes:

- As palestras não falam do verdadeiro altruísmo, mas de conceitos estereotipados sobre bondade;
- Ricos não estão interessados em ouvir a respeito de altruísmo. Estas palestras são tratadas como eventos sociais e uma maneira desonesta dos ricos fingirem que são bondosos.

Para completar, os mesmos defensores alegam que o dinheiro, exceto o dinheiro reservado às despesas (incluindo o aluguel das salas para as palestras), vai totalmente para a caridade. Interessante a caridade "espírita". Pelo que eles falam, já era para a pobreza e as injustiças terem desaparecido do Brasil há tempos, pois o que se faz em nome da caridade é algo excessivamente colossal. Uma caridade sem resultado. Onde está todo este dinheiro?

Na verdade tudo não passa de teatro para puro entretenimento dos que querem fingir de bondosos. Uma seita majoritariamente elitista, que apoia silenciosamente governos golpistas que agem em nome de lideranças gananciosas, e define uma manifestação fascista como "confirmação da regeneração da humanidade" não sabe ser realmente altruísta.

Não adianta fazer workshops caros para discutir o sexo dos anjos. Nem que esta discussão banal seja estimulada por uma liderança prestigiada como Divaldo Franco, com um monte de ricaços na plateia, interessados em usar o evento para se promover como "tutores da humanidade" estereótipo dos maiores empresários perante as mentes mais conservadoras da sociedade em geral.

O "Espiritismo" brasileiro se mostra cada vez mais falido, perdido diante da realidade triste da humanidade e priorizando pieguice e moralismo religioso, se mostra negligente diante dos problemas e completamente inútil na transformação da humanidade. Não gastemos dinheiro com workshops banais como estas. Aprenderemos muito mais sobre altruísmo conversando com um professor universitário do que com lideranças religiosas que vivem no mundo da lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.